A Polícia Militar Ambiental resgatou nesta segunda-feira (31) uma serpente da espécie jiboia (Constrictor Constríctor) que estava em um árvore próxima de casas no distrito de Campinal, em Presidente Epitácio (SP). Foi constatado que o réptil já era adulto.
Usando as técnicas de captura e contenção, a equipe da Polícia Ambiental procedeu na recolha da serpente acondicionando-a em uma caixa de transporte e levou-a até a reserva florestal da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), onde foi solta.
Engole a presa inteira
A espécie pode ser encontrada do norte do México à Argentina, em áreas florestadas, cerrados e caatinga.
Sua alimentação é baseada em pequenas aves e mamíferos.
A serpente é vivípara (dá à luz filhotes), produzindo de 8 a 49 filhotes por ninhada, sendo a gestação de 127 a 249 dias.
É uma cobra grande, que pode chegar até 4 metros de comprimento, sendo a cauda curta e menor que 15% do comprimento do corpo.
A dentição é áglifa (sem dentes injetores de veneno). Para alimentar-se, mata as presas por constrição, enrolando-se na presa, apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal cessaram. A jiboia abre então a boca e engole a presa inteira.
Ela pode utilizar as árvores e arbustos e também tem hábito terrícola.
O famoso “Bafo de Jiboia” nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões produzindo um som característico. Uma reação que vem, muitas vezes, acompanhada do “bote”. Possui atividade noturna.
G1PP