Enfim voltas as aulas!

0
306

Está semana tivemos o volta as aulas mais esperado que eu presenciei no alto dos meus 48 anos de idade.

Nós anos de 2020 e 2021 as aulas presenciais não foram nem de longe o que nós estávamos habituados , como foi na época dos pais dos atuais alunos ou nos primeiros anos de estudo dos jovens atuais , os mais novos que estavam iniciando sua carreira escolar não conseguiram sentir o calor de seus coleguinhas em sala de aula .

Após dois anos de incerteza e sofrimento causados pela COVID-19 parece que em 2022 voltaremos próximos da realidade pré-pandemia .

- PROPAGANDA -

O Conexão Verdade conversou com três profissionais que trabalham direta ou indiretamente com jovens e crianças em idade escolar , Ricardo proprietário de uma malharia que vende uniforme escolar , Natalina proprietária de uma papelaria e Ieda professora do ensino médio.

Ricardo e sua família, todos empenhados na produção para o volta as aulas !

Ricardo este ano finalmente teremos o tão esperado volta as aulas que nos últimos dois anos não aconteceu , você acha que o fato de mais de setenta porcento da população estar vacinada gera segurança para os nossos jovens e crianças frequentarem a escola ?
Não tenho dúvidas que com 70% da população vacinada podemos sim voltar o mais próximo possível da normalidade , porém sem nos descuidar , continuamos usando máscara, e o álcool em gel passou a fazer parte da nossa rotina mais vale deixar claro que o objetivo a ser alcançado é os 100% da população imunizada .
E acredito sim que as aulas presenciais devem voltar com todos os protocolos de segurança.

O que representa o volta as aulas para sua empresa em percentual de faturamento e nessa época você emprega mais pessoas para atender a demanda ?
Posso dizer que o volta as aulas representa 40% do faturamento anual da loja , isso concentrado em dois meses e consequentemente contratamos funcionários temporários e temos também os terceirizados na parte da costura que faturam neste período , gerando uma injeção importante na economia do município.

Este ano você sentiu a população mais segura em relação aos anos anteriores ?
São dois aspectos , o primeiro é que os pais estão mais seguros por conta da vacinação e outro que a cautela continua pois esse ano temos outro produto muito vendido que é a máscara , umas com a logo das escolas outras com o nome da criança .
Isso significa que os pais estão sim mandando seus filhos pra escola confiando na vacinação e atentos aos protocolos de segurança.

Ricardo e sua família , todos empenhados na produção para o volta as aulas !

Venha para a portopel e faremos o melhor negócio para atender nas compras da lista de materiais escolares do seu filho.

Depois de dois anos de incerteza entre aulas presenciais e remotas parece que agora vai , grande parte da população vacinada , o Governo da indícios que as aulas voltam ao normal , você acha seguro?
Eu acredito que sim pois embasado na ciência governadores e prefeitos conseguiram o que tanto pregaram, que é vacinar a maioria da população, portanto apesar das variantes as pessoas vacinadas mesmo infectadas tem sintomas menos graves que antes da vacina.
E além da vacina pais ,alunos e escolas tomam todos os cuidados e protocolos de segurança.
Portanto Acho que temos segurança para o retorno das aulas presenciais .

Durante esses dois anos de pandemia você perdeu muito pelo fato de não vender para os alunos que ficaram em casa ?
Olha esses dois anos foram muito difíceis . Pois costumo dizer que o volta as aulas é o nosso Natal , representando algo entorno de 35/40,% do nosso faturamento anual , tivemos que buscar outros meios implementei a venda de armarinhos, presentes e aviamentos de costura ao nosso mix de produtos .
Sem contar que tivemos que recorrer ao ” socorro” que o governo deu as empresas através de empréstimo para sobreviver , porém estamos vivos e vamos firme para este tão esperado volta as aulas .

Venha para a Portopel e faremos o melhor negócio para atender nas compras da lista de materiais escolares do seu filho.

Ieda você lembra de algum outro acontecimento parecido com essa pandemia de covid-19?

Ieda Aparecida Cano Assis é professora do ensino fundamental há anos .

Não! eu não.e lembro de nada parecido , ouvi falar de outras pandemia como foi a gripe espanhola ou a peste bubônica, porém eu não vivenciei nada disso.
A covid-19 nós trouxe uma realidade triste e totalmente nova e assustou a todos nós .
Pensamos e agora como alfabetizar os pequeninos que necessitam que o professor pegue na sua mãozinha pra ensinar escrever.
Os professores não tinham o hábito da aula online, tiveram que aprender também , sem contar a falta do calor humano o convívio alunos / professores ou alunos / alunos tudo isso interrompido.
Os pais por sua vez tiveram que fazer o papel do professsor também em casa.

Você consegue avaliar o impacto que essa ausência do aluno em sala de aula pode causar na formação do mesmo?
O grande impacto na minha opinião foi todo.um contexto fora do eixo ,pois os pais estavam fazendo o papel do professor alguns nem tempo pra isso tinham e o aprendizado e o ambiente que os alunos tinham na escola já não existia .
Porém estamos trabalhando esse ano para compensar ao máximo todas essas perdas .

Ieda esse ano depois de mais de 70% da população vacinada temos mais tranquilidade para o convívio entre alunos em ambiente escolar?
Veja bem com esse percentual de pessoas vacinadas no Brasil temos com toda certeza um ambiente mais seguro , e ainda sim mantendo todos os protocolos de segurança álcool, medição de temperatura, máscara e higienização.
Porém estamos falando de jovens portanto temos que reforçar a disciplina de cuidados contra esse mal.

Ieda Aparecida Cano Assis é professora do ensino fundamental há anos .

Aqui no nosso site CONEXÃO VERDADE, você encontra as melhores dicas e informações sobre material escolar, e pontos interessantes sobre a volta as aulas.