Show Rural mostra trator movido a biometano e plantadeira elétrica e a diesel

0
132

Grandes máquinas agrícolas de até R$ 2 milhões estão em exposição até sexta-feira (11) no Show Rural Coopavel 2022, em Cascavel, oeste do Paraná. São tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores e implementos com tecnologia de última geração para ajudar os produtores rurais a produzir mais e melhor, com conhecimento, tecnologia e serviços.

Um dos destaques da feira é o T6 Methane Power, de 180 cavalos, primeiro trator movido à biometano, que a New Holland lança no Brasil. O biometano é um combustível gerado pelo refinamento do biogás, tecnologia que é uma alternativa limpa. A promessa é de reduzir em até 80% as emissões de gases e rodar com o mesmo desempenho, durabilidade e manutenção do equipamento movido à diesel.

Nesta quarta-feira (9), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou que o governo federal vai lançar em um mês o programa “Metano Zero” para transformar metano em biocombustível.

- PROPAGANDA -

O novo trator da New Holland está dentro desse contexto de estímulo a combustíveis mais limpos. A ideia do governo federal é substituir o diesel de máquinas pesadas da produção agrícola.

O Show Rural será o primeiro evento presencial do agro no país a mostrar a Uniport Planter 500, da Jacto, que impressiona pelo tamanho e design. A plantadeira automotriz é híbrida – elétrica e a diesel – e tem configuração para 49 ou 61 linhas. O modelo conta com soluções diferenciadas para prover excelência em plantabilidade, alta disponibilidade de plantio, fluxo de palha mais eficiente e maior otimização do plantio com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. Utilizando sistema pneumático a vácuo e dosadores Precision Planting, a Uniport Planter 500 é focada para atender culturas de soja, milho, algodão, entre outras.

Os destaques de cada empresa no Show Rural

New Holland

A New Holland Agriculture lançou durante o Show Rural o primeiro trator do mundo movido a gás biometano. É o primeiro trator agrícola projetado para funcionar exclusivamente a gás. Agora ele estará disponível comercialmente para os agricultores brasileiros, via importação. Trata-se de uma nova tecnologia, disruptiva, que usa um combustível 100% limpo, estimulando o ciclo virtuoso das fazendas e usinas de cana, pois os dejetos de animais e resíduos vegetais podem ser transformados em combustível para o trator, eliminando um passivo ambiental importante das propriedades rurais, permitindo que elas se tornem autossuficentes em relação à produção de combustível e energia.

Em comparação com um trator convencional do mesmo porte o trator biometano emite 80% menos poluentes, mas possui a mesma força (torque) e autonomia de um trator comum. Além disso, ele vem de fábrica 100% conectado, com todos os equipamentos voltados para a agricultura digital e de precisão.

Case IH

No estande da Case IH, produtores e visitantes poderão conhecer em primeira mão, as máquinas 100% conectadas da marca, que foram lançadas no ano passado e participam pela primeira vez de feiras.

Uma delas é o trator Magnum AFS Connect que oferece aos produtores conectividade total e, assim, uma nova maneira de administrar seus negócios – com a liberdade de ajustar, gerenciar, monitorar e transferir dados em tempo real e com recursos de suporte a distância, graças ao sistema AFS Connect embarcado de fábrica e que reúne todas as informações em uma única plataforma. As mudanças não são apenas internas e o Magnum teve seu visual renovado, ganhando novos modelos (380 e 400) e remetendo ao trator autônomo conceito da Case IH.

Outro destaque é a colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation. Com quatro modos de colheita, a máquina tem 16 sensores que coletam dados do sistema industrial e se autorregulam, encontrando o ponto ótimo de trabalho para cada situação e operando 9 funções diferentes sem a necessidade de intervenções do operador.

A conectividade disponível nos equipamentos fornecem mais recursos de suporte remoto, para identificar as necessidade de manutenção e de peças, sem precisar visitar a operação, reduzindo, assim, o tempo de inatividade e mantendo os operadores em campo.

John Deere

A John Deere apresenta no Show Rural os tratores das séries 5E, 6J, 6M e 8R, o pulverizador autopropelido M4000, a colheitadeira S400 e o pulverizador 120J, da PLA. Clientes da empresa podem aproveitar condições especiais para os equipamentos agrícolas.

A John Deere planeja disponibilizar a produtores de todo o Brasil soluções em conectividade que auxiliem no desenvolvimento da infraestrutura e conectividade de suas fazendas. O projeto Campo Conectado, fruto da parceria da John Deere com a Claro, também está sendo abordado na feira. O Campo Conectado almeja levar efetivamente a agricultura 5.0 ao campo brasileiro. A solução permite a geração, o cruzamento e o tratamento de dados por meio de análise (analytics), autoaprendizado das máquinas (machine learning) e da inteligência artificial para a tomada de decisões em tempo real.

Todos os produtores clientes da companhia têm acesso ao ecossistema inteligente e integrado da John Deere com o Operations Center (Centro de Operações), ferramenta que fornece acesso ao vivo a dados e métricas. No caso de qualquer anomalia na qualidade do trabalho ou problemas de saúde da máquina, os agricultores serão notificados remotamente e podem fazer ajustes para otimizar o desempenho da máquina. Hoje, são mais de 15 milhões de hectares conectados ao Operations Center no Brasil.

Massey Ferguson

A Massey Ferguson apresenta no Show Rural Digital Coopavel soluções de conectividade e agricultura de precisão para reduzir o uso de insumos, aumentar a rentabilidade e maximizar o tempo de atividade na lavoura. Um dos destaques é o conjunto de plantio composto pelo trator MF 8700 S, com 19% a mais de rendimento operacional em comparação a outros modelos disponíveis no mercado, e a plantadeira Momentum, que proporciona aumento de produtividade na lavoura de até 15% e rendimento operacional até 19% superior.

Com capacidade para trabalhar durante muitas horas e em condições difíceis no terreno, o trator MF 8700 S tem robustez para utilizar facilmente os maiores implementos de plantio. A transmissão Dyna-VT da Massey Ferguson permite que o operador selecione a velocidade no lugar das marchas, garantindo melhor desempenho, sem as interrupções comuns nas caixas de marchas.

A plantadeira Momentum, projeto 100% desenvolvido no Brasil, é a única no Brasil com 3,60m de largura de transporte e que realiza a abertura e fechamento em menos de 1,5 minutos. O espaçamento nominal de 45 cm, insere o equipamento entre os maiores da categoria. O modelo possui o exclusivo Sistema Smart Frame, que auto nivela o suporte das linhas, mantendo-as sempre na melhor posição de trabalho, depositando sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas, curvas de nível e terrenos irregulares.

A Massey Ferguson também levará ao Show Rural Digital Coopavel os tratores MF 4400, MF 7318, MF 6714R e a enfardadora RB 4160, além da ferramenta Farm Solutions, pacote com soluções tecnológicas para a agricultura de precisão que auxilia na economia de combustível, eficiência agronômica dos defensivos agrícolas, aumento de produtividade da lavoura e redução total na sobreposição.

Jacto

A Jacto apresenta no Show Rural a Uniport Planter 500, primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil, com opções de configurações com 49 ou 61 linhas. A máquina tem entre os seus principais benefícios o alto rendimento energético e integração total entre sistemas, além de manter a excelência em plantabilidade com alta disponibilidade e capacidade operacional do equipamento.

A Lumina 500 é uma plantadeira tratorizada. Desenvolvida para transitar com maior liberdade e para ser transportada em estradas de auto rodagem, pode ser configurada com 41 ou 49 linhas. Entre seus benefícios estão também a excelência em plantabilidade, eficiência em fluxo de palha e otimização do plantio.

A Meridia 200, já disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas, tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade e um fluxo de palha mais eficiente, possibilitando um plantio ágil, preciso e de qualidade.

A família de pulverizadores Uniport já conhecidos do mercado têm entre seus diferenciais menor consumo de combustível e tecnologias que permitem aplicações mais precisas, diminuindo o desperdício de insumos. Destaque para a demonstração da tecnologia PWM, que permite uma pulverização ainda mais uniforme, mantendo o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Integrada ao sistema bico a bico, faz a gestão automática da operação sendo acionado somente quando necessário.

Canal Rural